Notícias

Workshop Tributário alerta para direitos e deveres do supermercadista

Publicado em : 09/03/2018

A Agos promoveu no dia 7 de março, no Espaço de Eventos da Agos, o Workshop Tributário, com o tema “Atualidades e Oportunidades do Setor Supermercadista”, com participação dos especialistas Edgar Madruga, Fabio Rodrigues e Fábio Almeida. O evento contou com abertura do presidente da Agos, Nelson Alexandrino, que agradeceu a participação das cerca de 70 pessoas que vieram de cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Goiatuba, Alexânia, Brasília, Minaçu e Itumbiara.

 

Como contrapartida pela participação do workshop, foi pedido aos participantes que doassem dois quilos de alimentos. Foi arrecadado mais de 120 quilos de alimentos, que foram doados a uma instituição de caridade parceira da Agos.

 

Entre os principais temas abordados nas três palestras estão riscos e oportunidades tributárias ligadas ao cadastro de produtos; ICMS - Cruzamento de informações fiscais e pontos de atenção, e Movimento Financeiro - Controle Financeiro por parte do Fisco (e-Financeira e DME) e Riscos e Alertas.

 

A primeira palestra foi com o professor Edgar Madruga, que ressaltou a importância da transparência e atenção no pagamento de tributos. Com exemplos reais, ele explicou que graças à tecnologia, o cruzamento de dados bancários com documentação da contabilidade fica cada vez mais difícil sonegar impostos. Edgar explicou que Malha Fiscal é como o Fisco está cruzando as informações dos supermercados, já que todo o setor tem percentuais iguais de impostos. Quando algum valor sai do padrão, o Fisco é capaz de identificar que há algo de errado.

 

O cruzamento do PIS/Cofins, como eles incidem sobre o supermercado e como isso ocorre do ponto de vista prático foi o tema central da palestra do diretor de projetos da Systax, Fabio Rodrigues. Ele citou exemplos de coisas que o empresário paga a mais e de débito pago a menos. “Hoje falei sobre a importância da revisão de cadastro dos produtos, olhando a questão de riscos e oportunidades tributárias. Demonstrei a complexidade que é identificar a tributação de um produto e mostrei exemplos de erros comuns que as empresas cometem”, declarou ele.

 

Fabio explicou ainda que é preocupante que as empresas errem tanto no pagamento maior de tributo, quanto no pagamento menor de tributo. “As empresas estão em risco fiscal, podendo ser autuadas e ao mesmo tempo ficam menos competitivas, já que estão pagando mais do que é devido. Isso no caso de supermercados é mais grave ainda, pois é um setor que trabalha com margens muito apertadas de lucro e entre tributar algo indevido e não tributar pode estar a resposta para o sucesso ou fracasso. Muitas vezes o seu concorrente vende o mesmo que você, mas lucra mais justamente por estar tributando de forma adequada. É de extrema relevância a empresa se preocupar com cadastro de produtos. Muitas vezes este assunto fica de lado, o empresário acha que isso é função do contador, mas não é. Deve ser uma das prioridades do empresário, se atentar para as possibilidades de economia que ele tem e isso passa muito pelo cadastro de produtos”, recomenda o especialista.

 

Já a palestra de Fábio Almeida focou em como o Fisco está cruzando as informações financeiras, sejam elas bancárias ou movimentação em espécie. “Acredito que as obrigações tributárias dos supermercados são submetidas a uma fiscalização muito mais rigorosa do que os empresários imaginam. Então esta iniciativa da Agos é merecedora de elogios pois traz ao associado a informação e o alerta dos riscos que estão correndo.

 

Fábio também mencionou que este tema tributário não é apenas de teor negativo para o empresário. “Quero deixar claro aqui que também há oportunidades dentro da lei para obter vantagens, como um crédito não aproveitado, por exemplo. Em muitos casos esses créditos são de direito do empresário e eles não sabe”, comentou.

 

O workshop foi realizado pela Agos, com apoio da Systax Inteligência Fiscal, da Alianzo, do BSSP Centro Educacional e da BF Foods.

Notícias

Conheça as 5 tecnologias que estão mudando a operação dos supermercados

19/12/2018

Veja quais são as mais novas ferramentas que facilitam a operação das lojas e já estão sendo usadas nos pontos de venda

Confiança dos pequenos empresários aumenta para um 2019 mais otimista

18/12/2018

 Em termos percentuais, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) confiantes com a retomada da economia deu um salto expressivo

Tecnologia em gestão define parcerias no Trade Marketing

17/12/2018

Empresas do setor supermercadista estão entre as que mais utilizam ferramentas digitais para melhorar a oferta de serviços no ponto de venda

Em 2019,supermercados vão investir em importados e reabertura de vagas

14/12/2018

Para o especialista, o cenário econômico - sobretudo com a possibilidade estabilidade cambial - vai estimular investimentos como "a criação de 35 mil empregos" 

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

13/12/2018

Além de aumento das vendas de itens essenciais para a ceia do brasileiro, lojas reforçam equipes para atender o aumento de fluxo nos pontos de venda

Dicas para a transformação digital dos supermercados

12/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Planograma: passo a passo para a assertividade nas gôndolas

11/12/2018

Empresas que adotam a ferramenta em sua operação conseguem ter maior controle sobre como expor produtos nas prateleiras

Supermercadistas projetam vendas estáveis para o verão 2019

10/12/2018

A Pesquisa Verão 2019 analisou a expectativa de vendas dos varejistas nas categorias Alimentos, Bebidas e Higiene e Beleza.

Dicas para a transformação digital dos supermercados

07/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Mudanças na forma de comprar produtos de higiene e perfumaria

06/12/2018

Fabricantes internacionais da categoria incentivam redução do uso de água nas fórmulas para conquistar o consumidor mais jovem

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados