Notícias

Varejo sobre 1% em Agosto ante Julho

Publicado em : 11/09/2018

Fonte : DCI via Portal ABRAS -

As vendas do comércio varejista no País cresceram 0,9% em agosto na comparação com o desempenho registrado em julho, revela indicador da Serasa Experian. Já em comparação a agosto de 2017 subiu 7,9%, enquanto no acumulado do ano a alta é de 6,7% em relação ao período equivalente do ano passado.
 
O segmento de veículos, motos e peças (3,4% ante julho) sustentou a alta de agosto, aponta a Serasa Experian, "beneficiado pela expansão do crédito neste segmento, bem como pela recuperação do setor de supermercados,
hipermercados, alimentos e bebidas".
 
A instituição lembra que o movimento ocorre após os efeitos inflacionários temporários da paralisação dos caminhoneiros em maio terem sido superados.

Também registraram alta nos negócios os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (0,1%); combustíveis e lubrificantes (0,8%); material de construção (0,5%). Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registrou retração (-1,9%).
 
Acumulado do ano
 
Entre janeiro e agosto, os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e o de veículos, motos e peças cresceram 14,8% e 6,3%, respectivamente, apresentando o resultado mais robusto entre os setores analisados.
 
A perspectiva, no entanto, é que o efeito do dólar na composição do preço destes itens possa travar o consumo em setembro, até por conta de parte dos consumidores optarem por esperar a chegada da Black Friday, em novembro, para realizar compras de maior valor agregado.
 
Na outra ponta do indicador, os dados da Serasa Experian apontam que apareceram em terreno negativo os ramos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,6%); combustíveis e lubrificantes (-3,0%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%); material de construção (-5,8%).
 
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra divulgada é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Notícias

Personal shopper cresce com demanda de supermercados

14/11/2018

Aplicativos e plataformas digitais oferecem serviços delivery para atender diferentes perfis de consumidores que encontram barreiras para ir às compras

Black Friday: 97% das pessoas já compararam preços

13/11/2018

Neste Black Friday, 84% dos brasileiros pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data que se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro, como smartphones, televisores, notebooks e refrigeradores.

Sacolas plásticas fomentam inovação em supermercados

12/11/2018

Cada vez mais redes de supermercados buscam alternativas para evitar impactos ao meio ambiente

Superintendente da Agos participa do 32º Encontro Nacional Abrasel

09/11/2018

 Evento reuniu os principais líderes empresariais do país para compartilhar experiências e discutir as tendências do setor de alimentação

Curso de Receitas Natalinas é ministrado na EscolaAgos

09/11/2018

A ideia da escola é ensinar para os alunos as principais receitas das festividades natalinas

Executivos da Coca Cola Brasil visitam Supermercado Arroba

09/11/2018

Agos marca presença na festa de 50 anos da ABRAS

09/11/2018

Jantar especial de comemoração dos seus 50 anos de fundação e pelo Dia Nacional dos Supermercados

Carrefour Brasil compra 100% da plataforma de conteúdo digital E-mídia

08/11/2018

O Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira a aquisição de 100 por cento da plataforma de conteúdo digital E-Mídia, que controla os sites Cyber Cook, Vila Mulher e Mais Equilíbrio, por valor não revelado.

 

PIB cai com menor preço de carnes

07/11/2018

A projeção para o PIB do agronegócio brasileiro para 2018 cresceu 0,38% em julho, mas segue com desempenho negativo de 0,85% no acumulado do ano, devido à queda dos preços de carnes.

Entidades pedem criação do Ministério da Produção, Trabalho e Comércio

06/11/2018

Entidades empresariais apresentaram ao futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), uma proposta de criação do Ministério da Produção, Trabalho e Comércio. A ideia é reunir as áreas ligadas à produção e à geração de emprego numa mesma pasta

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados