Notícias

Tabloides ganham versão digital e ajudam a gerar fluxo nos supermercados

Publicado em : 30/11/2018

Autor : Blog Apas Show

Muitos supermercados gostariam de conseguir mensurar o comportamento do consumidor nas lojas da mesma forma que os dados analíticos são coletados virtualmente. Contudo, hoje já é possível levar para os pontos de venda algumas formas de mensuração antes exclusivas das plataformas online.

Com a ajuda da tecnologia, mesmo os tabloides que reúnem as principais ofertas dos supermercados conseguem avaliar o impacto dos preços no consumidor. O Tabloide Show, criado pela RDS Sell Out Expert, tem a capacidade analítica online combinada com estratégia das publicações de ofertas. O equipamento possui câmeras que avaliam a reação do consumidor no ponto de venda e o impacto das ofertas.

A ferramenta reúne informações detalhadas sobre o consumidor e acompanha tudo em tempo real, como taxa de conversão, atratividade, assim como as melhores horas e as zonas quentes de cada loja. De acordo com o CEO da RDS, André Ranschburg, o Tabloide Show é uma estrutura de conteúdo que pode ser contratada pelos supermercados de forma mensal e a empresa é a responsável tanto pelo equipamento, quanto pelo gerenciamento e a transmissão do conteúdo. Segundo Ranschburg, a expectativa é de que até o final deste ano a ferramenta esteja presente em mais de 200 lojas de grandes redes de supermercados do Brasil.

Menor custo e mais assertividade

A Inroots, empresa de soluções para o varejo, desenvolve também tabloides online para supermercados com um custo de criação e produção cerca de 70% mais barato que os tabloides impressos. Além de economizar, a empresa garante também um aumento no fluxo de clientes nas lojas, pois cada cliente recebe um tabloide de acordo com as preferências pessoais.

Na plataforma online, é disponibilizado periodicamente o tabloide com ofertas específicas para perfis de consumo nos pontos de venda e, a cada disparo, a ferramenta coleta dados que são analisados e mensurados para gerar mais assertividade nos próximos envios.

O Tabloide Online da Inroots é desenvolvido com base no material impresso – caso o supermercado o tenha – ou de acordo com o objetivo do supermercadista. Após a seleção das ofertas, ele é enviado por e-mail, sms, ou pelo aplicativo do supermercado para seus consumidores cadastrados.

Dados facilitam ofertas direcionadas

Desde que adotou o tabloide digital, a rede Enxuto envia o material com as ofertas do supermercado duas vezes por semana a aproximadamente 100 mil consumidores. A plataforma consegue identificar quantos disparos foram visualizados, além do número de consumidores que foram até a loja a partir do envio do tabloide digital.

Isso acontece porque a rede investiu também em outras soluções além do tabloide digital. A mesma empresa que desenvolveu a ferramenta criou também o ZoOmBOX, que captura os dados de consumo de cada consumidor quando passam pelos caixas das lojas da rede Enxuto.

Depois disso, é a vez do ecossistema de inteligência promocional da GS, empresa que desenvolveu as duas soluções para a rede, analisar e identificar o perfil de compra de cada consumidor para elaborar um tabloide digital específico. As principais variáveis analisadas incluem desde a marca de um produto, a data de compra, a frequência com que o cliente adquire aquele item, até os gastos totais em cada compra.

Notícias

Análise de dados deve definir tomadas de decisão nos supermercados

23/05/2019 Blog Apas Show

Segundo especialista Alexandre Ribeiro, lojas com informações bem tratadas ganham em rentabilidade

Por iniciativa de Glaustin da Fokus, Câmara dos Deputados debate transparência de multas contra supermercados

22/05/2019

Audiência pública reúne líderes empresariais e representantes de órgãos fiscalizadores para tratar do artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor

O que o comportamento do consumidor diz sobre o layout de loja

21/05/2019

Pressão no atacado e varejo diminui e IGP-10 desacelera alta a 0,70% em maio, diz FGV

20/05/2019

Presidente da Agos marca presença na abertura da 1ª ExpoNerópolis

17/05/2019

Nestlé entra no mercado de cafés torrados

16/05/2019

Vendas no varejo tem alta de 1,9% em Abril, mostra ICVA

15/05/2019

Grandes redes investem em serviço de delivery no Brasil

14/05/2019

Carrefour e GPA largam na frente e começam a explorar mercado de entregas

Instituições financeiras reduzem projeção de crescimento da economia

13/05/2019

Presidente da Agos marca presença no jantar de negócios Adoralle

10/05/2019
voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados