Notícias

Tabloides ganham versão digital e ajudam a gerar fluxo nos supermercados

Publicado em : 30/11/2018

Autor : Blog Apas Show

Muitos supermercados gostariam de conseguir mensurar o comportamento do consumidor nas lojas da mesma forma que os dados analíticos são coletados virtualmente. Contudo, hoje já é possível levar para os pontos de venda algumas formas de mensuração antes exclusivas das plataformas online.

Com a ajuda da tecnologia, mesmo os tabloides que reúnem as principais ofertas dos supermercados conseguem avaliar o impacto dos preços no consumidor. O Tabloide Show, criado pela RDS Sell Out Expert, tem a capacidade analítica online combinada com estratégia das publicações de ofertas. O equipamento possui câmeras que avaliam a reação do consumidor no ponto de venda e o impacto das ofertas.

A ferramenta reúne informações detalhadas sobre o consumidor e acompanha tudo em tempo real, como taxa de conversão, atratividade, assim como as melhores horas e as zonas quentes de cada loja. De acordo com o CEO da RDS, André Ranschburg, o Tabloide Show é uma estrutura de conteúdo que pode ser contratada pelos supermercados de forma mensal e a empresa é a responsável tanto pelo equipamento, quanto pelo gerenciamento e a transmissão do conteúdo. Segundo Ranschburg, a expectativa é de que até o final deste ano a ferramenta esteja presente em mais de 200 lojas de grandes redes de supermercados do Brasil.

Menor custo e mais assertividade

A Inroots, empresa de soluções para o varejo, desenvolve também tabloides online para supermercados com um custo de criação e produção cerca de 70% mais barato que os tabloides impressos. Além de economizar, a empresa garante também um aumento no fluxo de clientes nas lojas, pois cada cliente recebe um tabloide de acordo com as preferências pessoais.

Na plataforma online, é disponibilizado periodicamente o tabloide com ofertas específicas para perfis de consumo nos pontos de venda e, a cada disparo, a ferramenta coleta dados que são analisados e mensurados para gerar mais assertividade nos próximos envios.

O Tabloide Online da Inroots é desenvolvido com base no material impresso – caso o supermercado o tenha – ou de acordo com o objetivo do supermercadista. Após a seleção das ofertas, ele é enviado por e-mail, sms, ou pelo aplicativo do supermercado para seus consumidores cadastrados.

Dados facilitam ofertas direcionadas

Desde que adotou o tabloide digital, a rede Enxuto envia o material com as ofertas do supermercado duas vezes por semana a aproximadamente 100 mil consumidores. A plataforma consegue identificar quantos disparos foram visualizados, além do número de consumidores que foram até a loja a partir do envio do tabloide digital.

Isso acontece porque a rede investiu também em outras soluções além do tabloide digital. A mesma empresa que desenvolveu a ferramenta criou também o ZoOmBOX, que captura os dados de consumo de cada consumidor quando passam pelos caixas das lojas da rede Enxuto.

Depois disso, é a vez do ecossistema de inteligência promocional da GS, empresa que desenvolveu as duas soluções para a rede, analisar e identificar o perfil de compra de cada consumidor para elaborar um tabloide digital específico. As principais variáveis analisadas incluem desde a marca de um produto, a data de compra, a frequência com que o cliente adquire aquele item, até os gastos totais em cada compra.

Notícias

Conheça as 5 tecnologias que estão mudando a operação dos supermercados

19/12/2018

Veja quais são as mais novas ferramentas que facilitam a operação das lojas e já estão sendo usadas nos pontos de venda

Confiança dos pequenos empresários aumenta para um 2019 mais otimista

18/12/2018

 Em termos percentuais, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) confiantes com a retomada da economia deu um salto expressivo

Tecnologia em gestão define parcerias no Trade Marketing

17/12/2018

Empresas do setor supermercadista estão entre as que mais utilizam ferramentas digitais para melhorar a oferta de serviços no ponto de venda

Em 2019,supermercados vão investir em importados e reabertura de vagas

14/12/2018

Para o especialista, o cenário econômico - sobretudo com a possibilidade estabilidade cambial - vai estimular investimentos como "a criação de 35 mil empregos" 

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

13/12/2018

Além de aumento das vendas de itens essenciais para a ceia do brasileiro, lojas reforçam equipes para atender o aumento de fluxo nos pontos de venda

Dicas para a transformação digital dos supermercados

12/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Planograma: passo a passo para a assertividade nas gôndolas

11/12/2018

Empresas que adotam a ferramenta em sua operação conseguem ter maior controle sobre como expor produtos nas prateleiras

Supermercadistas projetam vendas estáveis para o verão 2019

10/12/2018

A Pesquisa Verão 2019 analisou a expectativa de vendas dos varejistas nas categorias Alimentos, Bebidas e Higiene e Beleza.

Dicas para a transformação digital dos supermercados

07/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Mudanças na forma de comprar produtos de higiene e perfumaria

06/12/2018

Fabricantes internacionais da categoria incentivam redução do uso de água nas fórmulas para conquistar o consumidor mais jovem

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados