Notícias

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

Publicado em : 13/12/2018

Autor : Blog Apas Show

O período do Natal é sinônimo de crescimento em vendas nos supermercados de todo o Brasil. Além de ver o faturamento aumentar nesta época do ano, as redes também reforçam as equipes com colaboradores contratados para vagas temporárias com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por produtos sazonais presentes na mesa dos brasileiros no fim do ano.

De acordo com pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), os estabelecimentos do estado de São Paulo abriram aproximadamente sete mil vagas temporárias em 2018 e cerca de 5% destes novos colaboradores devem permanecer no quadro fixo das lojas em 2019.

Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, no período de Natal os supermercados alcançam um aumento nas vendas 22% maior que a média mensal do setor. Além disso, as lojas recebem 11% a mais clientes do que o resto do ano e, por isso, as vagas de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores são as mais importantes a serem preenchidas neste período.

Ainda de acordo com a associação, as vendas para o Natal de 2018 devem representar um crescimento de até 2% se comparadas ao mesmo período do ano passado. O índice, apesar de positivo, é considerado baixo para os padrões de consumo dos brasileiros, principalmente pelo número de pessoas desempregadas no país.

Produtos mais consumidos no Natal

O estudo da APAS mostra que entre os produtos mais procurados pelos consumidores nos supermercados de São Paulo nesta época, o panetone é o líder. Neste ano, foi registrado um aumento de 4,92% nas vendas do item durante os últimos 12 meses.

A expectativa de crescimento nas vendas de panetone no estado de São Paulo é de 10% para 2018. “Este é um dos símbolos do Natal no Brasil e a indústria reinventou o produto com diversas variações de sabores e formatos, aumentando em mais de 50% a penetração de panetones nos lares do país”, diz Berka.

Os dados coletados pela APAS também apontam para outros itens que certamente estarão na mesa dos brasileiros durante as festas de fim de ano, como:

  • Peru e Chester;
  • Espumantes;
  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Azeite e outros condimentos;
  • Doces;
  • Frutas de época.

Notícias

Preços de alimentos têm queda e IGP-10 desacelera alta a 0,49% em junho, diz FGV

17/06/2019

Novos formatos de supermercados caem no gosto dos brasileiros, diz pesquisa

14/06/2019

Escola AGOS promoveu curso de Cartazista

14/06/2019

Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa

13/06/2019

Pesquisa da APAS em parceria com Ibope Inteligência mostra caminhos que os supermercados devem trilhar atualmente

Supermercados e marcas se preparam para o período de festas juninas

12/06/2019

Escola AGOS promove semana especial com João Carlos da Lapa

11/06/2019

Escola AGOS promove curso de Cartazista neste mês

11/06/2019

Comportamento de compra varia de acordo com dias de semana

10/06/2019

Pesquisa da Kantar mostra que consumo de refrigerantes é diferente de acordo com a necessidade e o momento

Presidente da AGOS marca presença no evento da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Goiás (ADAG)

07/06/2019

Prática leva conceito de Indústria 4.0 para os supermercados

06/06/2019

Estande da empresa na APAS Show 2019 mostrou versatilidade de equipamentos para os participantes do evento

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados