Notícias

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

Publicado em : 13/12/2018

Autor : Blog Apas Show

O período do Natal é sinônimo de crescimento em vendas nos supermercados de todo o Brasil. Além de ver o faturamento aumentar nesta época do ano, as redes também reforçam as equipes com colaboradores contratados para vagas temporárias com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por produtos sazonais presentes na mesa dos brasileiros no fim do ano.

De acordo com pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), os estabelecimentos do estado de São Paulo abriram aproximadamente sete mil vagas temporárias em 2018 e cerca de 5% destes novos colaboradores devem permanecer no quadro fixo das lojas em 2019.

Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, no período de Natal os supermercados alcançam um aumento nas vendas 22% maior que a média mensal do setor. Além disso, as lojas recebem 11% a mais clientes do que o resto do ano e, por isso, as vagas de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores são as mais importantes a serem preenchidas neste período.

Ainda de acordo com a associação, as vendas para o Natal de 2018 devem representar um crescimento de até 2% se comparadas ao mesmo período do ano passado. O índice, apesar de positivo, é considerado baixo para os padrões de consumo dos brasileiros, principalmente pelo número de pessoas desempregadas no país.

Produtos mais consumidos no Natal

O estudo da APAS mostra que entre os produtos mais procurados pelos consumidores nos supermercados de São Paulo nesta época, o panetone é o líder. Neste ano, foi registrado um aumento de 4,92% nas vendas do item durante os últimos 12 meses.

A expectativa de crescimento nas vendas de panetone no estado de São Paulo é de 10% para 2018. “Este é um dos símbolos do Natal no Brasil e a indústria reinventou o produto com diversas variações de sabores e formatos, aumentando em mais de 50% a penetração de panetones nos lares do país”, diz Berka.

Os dados coletados pela APAS também apontam para outros itens que certamente estarão na mesa dos brasileiros durante as festas de fim de ano, como:

  • Peru e Chester;
  • Espumantes;
  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Azeite e outros condimentos;
  • Doces;
  • Frutas de época.

Notícias

Brasileiro se mostra menos cauteloso e vendas a prazo sobe 2,6%

28/12/2018 Portal Abras

Os dados, levantados em parceria com a Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam o resgate da confiança do consumidor e a expectativa de retomada da economia no País

Regiões periféricas entram no radar do comércio eletrônico de alimentos

27/12/2018

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de mercado Kantar TNS, 59% dos consumidores pesquisam pelo menos uma vez por semana produtos como bebidas alcoólicas e comidas na internet

Setor supermercadista registra crescimento de 1,97% nas vendas

26/12/2018

Em novembro, as vendas do setor em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE – cresceram 5,36% na comparação com o mês de outubro, e 3,33% em relação ao mesmo mês do ano de 2017.

Inauguração da nova sede da ACATS e FACISC em Florianópolis

21/12/2018

ABC: Cesta Básica fecha 2018 com inflação de 1,5%

21/12/2018

Algoritmo exibe apenas os produtos indicados para clientes

20/12/2018

Sistema online consegue esconder itens que não são habituais nas compras do consumidor, além de exibir apenas aqueles que ele apresentou interesse

Conheça as 5 tecnologias que estão mudando a operação dos supermercados

19/12/2018

Veja quais são as mais novas ferramentas que facilitam a operação das lojas e já estão sendo usadas nos pontos de venda

Confiança dos pequenos empresários aumenta para um 2019 mais otimista

18/12/2018

 Em termos percentuais, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) confiantes com a retomada da economia deu um salto expressivo

Tecnologia em gestão define parcerias no Trade Marketing

17/12/2018

Empresas do setor supermercadista estão entre as que mais utilizam ferramentas digitais para melhorar a oferta de serviços no ponto de venda

Em 2019,supermercados vão investir em importados e reabertura de vagas

14/12/2018

Para o especialista, o cenário econômico - sobretudo com a possibilidade estabilidade cambial - vai estimular investimentos como "a criação de 35 mil empregos" 

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados