Notícias

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

Publicado em : 13/12/2018

Autor : Blog Apas Show

O período do Natal é sinônimo de crescimento em vendas nos supermercados de todo o Brasil. Além de ver o faturamento aumentar nesta época do ano, as redes também reforçam as equipes com colaboradores contratados para vagas temporárias com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por produtos sazonais presentes na mesa dos brasileiros no fim do ano.

De acordo com pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), os estabelecimentos do estado de São Paulo abriram aproximadamente sete mil vagas temporárias em 2018 e cerca de 5% destes novos colaboradores devem permanecer no quadro fixo das lojas em 2019.

Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, no período de Natal os supermercados alcançam um aumento nas vendas 22% maior que a média mensal do setor. Além disso, as lojas recebem 11% a mais clientes do que o resto do ano e, por isso, as vagas de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores são as mais importantes a serem preenchidas neste período.

Ainda de acordo com a associação, as vendas para o Natal de 2018 devem representar um crescimento de até 2% se comparadas ao mesmo período do ano passado. O índice, apesar de positivo, é considerado baixo para os padrões de consumo dos brasileiros, principalmente pelo número de pessoas desempregadas no país.

Produtos mais consumidos no Natal

O estudo da APAS mostra que entre os produtos mais procurados pelos consumidores nos supermercados de São Paulo nesta época, o panetone é o líder. Neste ano, foi registrado um aumento de 4,92% nas vendas do item durante os últimos 12 meses.

A expectativa de crescimento nas vendas de panetone no estado de São Paulo é de 10% para 2018. “Este é um dos símbolos do Natal no Brasil e a indústria reinventou o produto com diversas variações de sabores e formatos, aumentando em mais de 50% a penetração de panetones nos lares do país”, diz Berka.

Os dados coletados pela APAS também apontam para outros itens que certamente estarão na mesa dos brasileiros durante as festas de fim de ano, como:

  • Peru e Chester;
  • Espumantes;
  • Vinho;
  • Cerveja;
  • Azeite e outros condimentos;
  • Doces;
  • Frutas de época.

Notícias

PIB Brasileiro cresceu 0,3% de dezembro para janeiro, mostra FGV

22/03/2019

Escola Agos divulga calendário de Cursos

21/03/2019

Supermercados retomam crescimento no Brasil com boa perspectiva para 2019

20/03/2019

Pesquisas mostram que o setor começa a reagir à crise econômica e período da Páscoa deve proporcionar alta de 5%

Setor aposta em estabilidade para a Páscoa 2019

19/03/2019

O levantamento foi apurado em todas as regiões brasileiras de janeiro a fevereiro. As compras dos supermercadistas apontam para um crescimento de 0,4% em volume.

Presidente da AGOS lidera comitiva Para Convenção da ABRAS 2019 no RJ

18/03/2019

Vendas online nos supermercados podem evoluir se os consumidores tiveram mais informações sobre os produtos em oferta

15/03/2019

Brasil e Estados Unidos apresentam, respectivamente, 2% e 3% de taxa de vendas online neste setor. Especialista da Simplus aponta para a falta de informações

Nova edição da Revista Supermercados já está circulando

14/03/2019

Convenção ABRAS começa dia 19 de março no RJ

13/03/2019

Serviço de entrega pode alavancar vendas online em supermercados

12/03/2019

Pesquisa mostra que a maioria dos supermercados não conseguem entregar itens em prazo satisfatório, o que pode afastar consumidores das compras pela internet

Kantar: Brasileiros diminuem consumo de açúcar refinado, carne vermelha e refrigerante

11/03/2019

Em linha com essa tendência o estudo revela que 389 mil domicílios deixaram de comprar açúcar refinado no ano passado

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados