Notícias

Supermercados aderem ao modelo sustentável com criatividade

Publicado em : 18/04/2019

Autor : Blog Apas Show

A criatividade e inovação dos brasileiros têm estimulado o setor de supermercados na área de sustentabilidade. O mais recente exemplo vem do Acre onde foi inaugurado o primeiro supermercado que aceita lixo reciclável como forma de pagamento. Isso mesmo, os moradores da região que levarem um quilo de material reciclável recebem R$ 0, 50 para comprar comida no TrocTroc.

A loja aceita trocar garrafas PETs, latas de alumínio e lacres plásticos por qualquer um dos itens que compõem o sortimento do supermercado. Além disso, o consumidor que entregar o material limpo e preparado para a coleta recebe 20% a mais no valor disponível para compras na loja. Em outra esfera de atuação, os alimentos disponíveis na mercearia do TrocTroc, como frutas, grãos, legumes e verduras são produzidos localmente. Assim, a empresa valoriza os produtores locais e economiza com transporte de mercadorias.

Novo modelo na Alemanha

Na mesma linha sustentável, um supermercado de Berlim, na Alemanha, eliminou todas as embalagens descartáveis da loja. Macarrão, suco, xampu, nada disso é vendido com embalagem no Original Unverpackt. Neste modelo, os frascos e potes descartáveis que anualmente acumulam 16 milhões de toneladas de lixo no país não têm vez. Por isso, a proposta da loja é que o consumidor traga as próprias embalagens como potes de vidro, latas, sacolas, cestos, etc. Basta preenchê-las com os produtos que quiser e pesar antes de pagar por eles.

Caso os clientes se esqueçam de levar uma embalagem, o Original Unverpackt vende recipientes reutilizáveis. Outra vantagem do ponto de venda sustentável é disponibilizar a procedência do produto entre outras informações para o consumidor tomar a melhor decisão.

Com o novo formato, o supermercado alemão começa a desmistificar comportamentos enraizados, além de introduzir uma nova experiência baseada em sustentabilidade. Atravessando uma era onde as experiências devem ser relevantes e personalizadas para cada comunidade, o Original Unverpackt mostra como atuar de acordo com as necessidades e desejos dos indivíduos.

Notícias

Análise de dados deve definir tomadas de decisão nos supermercados

23/05/2019 Blog Apas Show

Segundo especialista Alexandre Ribeiro, lojas com informações bem tratadas ganham em rentabilidade

Por iniciativa de Glaustin da Fokus, Câmara dos Deputados debate transparência de multas contra supermercados

22/05/2019

Audiência pública reúne líderes empresariais e representantes de órgãos fiscalizadores para tratar do artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor

O que o comportamento do consumidor diz sobre o layout de loja

21/05/2019

Pressão no atacado e varejo diminui e IGP-10 desacelera alta a 0,70% em maio, diz FGV

20/05/2019

Presidente da Agos marca presença na abertura da 1ª ExpoNerópolis

17/05/2019

Nestlé entra no mercado de cafés torrados

16/05/2019

Vendas no varejo tem alta de 1,9% em Abril, mostra ICVA

15/05/2019

Grandes redes investem em serviço de delivery no Brasil

14/05/2019

Carrefour e GPA largam na frente e começam a explorar mercado de entregas

Instituições financeiras reduzem projeção de crescimento da economia

13/05/2019

Presidente da Agos marca presença no jantar de negócios Adoralle

10/05/2019
voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados