Notícias

Supermercados acumulam 1,90% de crescimento nas vendas

Publicado em : 03/12/2018

Autor : Portal ABRAS

As vendas reais do autosserviço acumulam crescimento de 1,90%, de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, divulgado nesta sexta-feira (30).

No mês de outubro, as vendas do setor apresentaram alta real de 0,45% na comparação com o mês de setembro, e crescimento de 1,58% em relação ao mesmo mês de 2017.

Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, nos últimos meses, o consumidor se manteve mais cauteloso em relação aos gastos, principalmente pelas incertezas do cenário econômico e político que as eleições geraram. "Após esse período, já percebemos que a confiança está voltando gradativamente, tanto para os empresários, como vimos na pesquisa ABRAS/GfK abaixo, quanto para os consumidores."

Sanzovo destaca ainda que dezembro será um mês significativo para os supermercados com a chegada de renda extra da população aliada à aproximação das festas de Natal e Ano Novo. "Nos próximos dias, mais de 84 milhões de brasileiros receberão o pagamento do 13º salário, que deverá injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia, segundo estimativa do Dieese. Estamos otimistas e acreditamos que o rendimento adicional auxiliará em bons resultados para o nosso setor."

Abrasmercado
No mês de outubro, o preço da cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,78%, passando de R$ 460,29 para R$ 463,88. Os produtos com as maiores quedas nos preços em outubro foram: leite longa vida, ovo, massa sêmola espaguete, e café torrado e moído. As maiores altas foram registradas nos itens: tomate, batata, cebola e arroz.

Regiões (Abrasmercado)

Em outubro, a Região Norte foi a única que apresentou queda nos preços da cesta Abrasmercado (-2,25%), chegando a R$ 506,76. A maior variação foi registrada na Região Sul (1,74%), impulsionada pelo interior do Paraná, Santa Catarina, e Grande Porto Alegre.

Veja abaixo, a tabela com a variação de preços da cesta Abrasmercado:

 Alta real: valor deflacionado pelo IPCA/IBGE
*Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.

Índice de Confiança
Os empresários do autosserviço estão mais otimistas, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. Em outubro, a pesquisa registrou 57,7 pontos (numa escala de 0 a 100), ante 50,1 pontos, registrados no bimestre de julho/agosto, maior resultado da série iniciada em janeiro/fevereiro de 2015.
Dentre as principais causas que contribuíram para melhorar a confiança dos empresários de supermercados, a perspectiva do novo governo em 2019. Para 65% dos entrevistados na pesquisa, a situação de seus negócios irão melhorar nos próximos seis meses.

Notícias

Escola Agos Realiza com Sucesso Curso de Gestão de Supermercado

22/02/2019

Supermercadistas elegem Gilberto Soares Para a presidência da AGOS biênio 2019/2020

21/02/2019

Supermercados buscam adaptação para atrair interesse de crianças

20/02/2019

Com cada vez mais poder de decisão sobre a compra dos pais, crianças passam a ser o foco de estratégias das redes

Agos promove curso de Gestão de Supermercado

19/02/2019

ABRAS divulgou líderes de vendas e lançamento do ano no último dia 20 de fevereiro

18/02/2019

Setor de alimentos espera retomada das exportações após queda em 2018

15/02/2019

Convenção ABRAS 2019 no RJ terá como foco o consumidor

14/02/2019

Atenção à prevenção de perdas!

13/02/2019

Especialistas apontam soluções para problema a partir de treinamentos adequados e tecnologia

Transformação digital norteia gigantes do varejo

12/02/2019

Executivos de Kroger e Walmart abordam o tema durante a NRF Retail’s Big Show 2019 com foco na experiência do cliente

Delivery de supermercado: o exemplo da GoodBom

11/02/2019

Consumidores americanos esperam por serviço de entrega grátis nos supermercados enquanto rede brasileira já oferece opções de horário para entregar itens para o cliente

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados