Notícias

Robôs vão mudar ou eliminar 5 em cada 10 empregos

Publicado em : 12/09/2018

Fonte : Época Negócios -

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alerta: robôs e computadores devem eliminar ou mudar muito 46% dos empregos — cinco em cada dez. 14% dos empregos em 32 países são “altamente vulneráveis” à automação e 32% terão mudanças significativas na forma como são realizados.

Essa parcela de 32% enfrenta um risco entre 50% e 70% de ser impactada pela automação – o que, segundo o relatório, significa uma possiblidade de mudanças significativas na forma como esses trabalhos são realizados. Desse modo, uma parcela significativa de tarefas – mas não todas – poderia ser automatizada, o que altera diremente os requisitos de habilidade para essas funções.

Cada país enfrentará a questão em níveis diferentes. A Eslováquia, por exemplo, é altamente "automatizável", segundo a OECD, enquanto a Noruega tem uma parcela de apenas 6% dos seus empregos em posição vulnerável. No geral, a organização destaca que os empregos nos países anglo-saxônicos, nórdicos e a Holanda são menos automatizáveis do
que os empregos nos países do leste e sul da Europa, Alemanha, Chile e Japão. O relatório não menciona qual é a situação do Brasil nesse processo.

Há quem acredite que a fórmula para sobreviver à automação esteja na criatividade e quem avalie que, com o avanço da inteligência artificial, o valor humano passe a ser ainda mais importante. O Fórum Econômico Mundial afirma, em um relatório publicado em 2016, que a Quarta Revolução Industrial realmente vai transformar os mercados de trabalho. A transformação digital, segundo o estudo, exigirá o desenvolvimento de novas habilidades, tais como resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, coordenação com outros e inteligência emocional.

Notícias

Personal shopper cresce com demanda de supermercados

14/11/2018

Aplicativos e plataformas digitais oferecem serviços delivery para atender diferentes perfis de consumidores que encontram barreiras para ir às compras

Black Friday: 97% das pessoas já compararam preços

13/11/2018

Neste Black Friday, 84% dos brasileiros pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data que se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro, como smartphones, televisores, notebooks e refrigeradores.

Sacolas plásticas fomentam inovação em supermercados

12/11/2018

Cada vez mais redes de supermercados buscam alternativas para evitar impactos ao meio ambiente

Superintendente da Agos participa do 32º Encontro Nacional Abrasel

09/11/2018

 Evento reuniu os principais líderes empresariais do país para compartilhar experiências e discutir as tendências do setor de alimentação

Curso de Receitas Natalinas é ministrado na EscolaAgos

09/11/2018

A ideia da escola é ensinar para os alunos as principais receitas das festividades natalinas

Executivos da Coca Cola Brasil visitam Supermercado Arroba

09/11/2018

Agos marca presença na festa de 50 anos da ABRAS

09/11/2018

Jantar especial de comemoração dos seus 50 anos de fundação e pelo Dia Nacional dos Supermercados

Carrefour Brasil compra 100% da plataforma de conteúdo digital E-mídia

08/11/2018

O Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira a aquisição de 100 por cento da plataforma de conteúdo digital E-Mídia, que controla os sites Cyber Cook, Vila Mulher e Mais Equilíbrio, por valor não revelado.

 

PIB cai com menor preço de carnes

07/11/2018

A projeção para o PIB do agronegócio brasileiro para 2018 cresceu 0,38% em julho, mas segue com desempenho negativo de 0,85% no acumulado do ano, devido à queda dos preços de carnes.

Entidades pedem criação do Ministério da Produção, Trabalho e Comércio

06/11/2018

Entidades empresariais apresentaram ao futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), uma proposta de criação do Ministério da Produção, Trabalho e Comércio. A ideia é reunir as áreas ligadas à produção e à geração de emprego numa mesma pasta

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados