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Programa de fidelidade: 6 tendências para 2019

Publicado em : 04/02/2019

Autor : Blog Apas Show

O Brasil tem hoje mais de 124 milhões de cadastros em programas de fidelidade , segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso inovar e conhecer os movimentos do setor para fidelizar novos clientes e encantar aqueles que já estão dentro da base de associados.

Para atender essa demanda, as empresas devem proporcionar a melhor experiência de compra e isso inclui gamificação das ações e valorizar o reconhecimento do consumidor. Neste artigo, o blog APAS Show reuniu as principais tendências do mercado de programas de fidelidade para que o seu supermercado se destaque da concorrência.

Experiência do consumidor

Quem não gosta de ter uma experiência inesquecível durante as compras? Essa é, aliás, um requisito básico para a fidelidade do cliente. Para proporcionar esse momento é preciso planejar todo o caminho que o consumidor fará até se tornar fiel a sua marca. Entenda o comportamento e as preferências do seu público, seja no ambiente virtual ou dentro da loja, e entregue o que ele deseja. A melhor forma de levar o consumidor até o produto ou serviço é fazer com que ele sinta-se relevante no processo.

Gamificação

Essa é uma estratégia que começa a ser usada por empresas no Brasil, mas com certa timidez por enquanto. Trata-se de tornar alguns processos mais interessantes por meio de um conceito baseado em jogos. Além da gamificação ser um poderoso recurso lúdico de engajamento, consegue estimular consumidores, colaboradores e parceiros a perceber a relevância de seus papéis nas campanhas.

Diferentes jornadas

Sabemos que hoje é cada vez mais comum o consumidor desejar uma experiência personalizada, aquela que só ele poderá ter, certo? Por isso, é muito importante que os programas de fidelidade possam oferecer diferentes jornadas para clientes distintos dentro da mesma plataforma de fidelização.

Troca de pontos por produtos e serviços não pode ser a única forma de retribuir a fidelidade do consumidor atualmente. Preocupe-se em não perder um consumidor para programas concorrentes que proporcionem outros benefícios para ele. Antecipe-se ao comportamento do consumidor com base nos dados gerados por ele em seu programa e estimule experiências dele com a sua marca em diferentes pontos de contato.

Agilidade

Esqueça os questionários e formulários com diversos campos para serem preenchidos. Tudo o que o consumidor não deseja é perder tempo com burocracias, principalmente no ambiente on-line. Qual a vantagem de se cadastrar em um programa se for necessário preencher inúmeros dados e passar por diversas etapas até finalmente conseguir se cadastrar? Para facilitar o engajamento do consumidor com sua empresa, facilite o acesso ao programa de fidelidade.

Reconhecimento X Recompensa

A recompensa já não é mais o único retorno esperado pelos associados dos programas de fidelidade. Cada vez mais eles esperam que as empresas os reconheçam como fiéis, seja por meio de prêmios em dinheiro, viagens, cursos, entre outras formas de bonificação. Para reconhecer cada consumidor, é preciso saber do que eles realmente gostam e o que é relevante para eles.

Tecnologia

Uma plataforma de gestão de programas de fidelidade baseada em tecnologia de ponta é fundamental para o sucesso do projeto. Este é o principal diferencial para integrar dados dos usuários às estratégias do programa. Desta forma será possível prever a jornada dos consumidores e automatizar o atendimento com base no histórico de informações de cada cliente.

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