Notícias

Comportamento de compra varia de acordo com dias de semana

Publicado em : 10/06/2019

Autor : Blog Apas Show

O comportamento do novo consumidor está em constante mudança principalmente porque suas necessidades dependem e variam de acordo com cada situação, seja o dia da semana, a motivação para compra e até se ele está acompanhado. Este é o resultado de uma pesquisa da Kantar apresentado durante a APAS Show 2019, que mostrou como essas diferenças dão origem a um comportamento de consumo específico, o que gera uma hipersegmentação do mercado.

Em outras palavras, se antes haviam os grupos similares de consumidores, hoje o comportamento varia de acordo com o momento, seja pela busca por preço ou pela experiência de compra, de acordo com a ocasião. Para ilustrar variação, a Kantar realizou uma pesquisa direcionada para a categoria de refrigerantes.

Apesar de ter penetração mensal similar dentro e fora do lar, 96,7% dos respondentes disseram que dividem o produto em casa, contra 41,4% que o fazem fora do lar. A presença do refrigerante na mesa varia de acordo com o dia da semana e o tipo de refeição. Beber refrigerante em casa é prioridade no jantar e nos finais de semana, enquanto é mais frequente durante os almoços nos dias úteis.

Versões e embalagem também influenciam

A pesquisa também mostra que dentro de casa nos finais de semana, 54% dos refrigerantes são regulares, contra 48% que preferem zero açúcar. Fora do lar, as versões diet/light/zero são mais vendidas (36,7%) do que as regulares (35,1%) nos sábados e domingos. Outro dado colhido pela empresa diz que as embalagens em garrafa plástica representam 95% contra 4,6% das casas que contam com a bebida em lata.

Os números mudam fora do lar, onde a lata equivale a 26%, enquanto 68% dos consumidores optam pelas garrafas plásticas. Sobre o sabor do refrigerante, 28% optam pela Coca-Cola e 27% preferem Guaraná quando compram nos supermercados e levam para casa. Fora dessas lojas, a diferença é maior com 58% contra 20%.

Notícias

Preços de alimentos têm queda e IGP-10 desacelera alta a 0,49% em junho, diz FGV

17/06/2019

Novos formatos de supermercados caem no gosto dos brasileiros, diz pesquisa

14/06/2019

Escola AGOS promoveu curso de Cartazista

14/06/2019

Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa

13/06/2019

Pesquisa da APAS em parceria com Ibope Inteligência mostra caminhos que os supermercados devem trilhar atualmente

Supermercados e marcas se preparam para o período de festas juninas

12/06/2019

Escola AGOS promove semana especial com João Carlos da Lapa

11/06/2019

Escola AGOS promove curso de Cartazista neste mês

11/06/2019

Presidente da AGOS marca presença no evento da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Goiás (ADAG)

07/06/2019

Prática leva conceito de Indústria 4.0 para os supermercados

06/06/2019

Estande da empresa na APAS Show 2019 mostrou versatilidade de equipamentos para os participantes do evento

Carrefour, Pão de Açúcar e Extra criam soluções sustentáveis

05/06/2019 Intercartar
voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados