Notícias

Coca-Cola quer ser uma boa vendedora de leite e iogurtes

Publicado em : 09/02/2018

A estratégia de ampliar o portfólio levou a Coca-Cola a comprar, em parceria com os engarrafadores locais, duas empresas de derivados de leite na América Latina: a mexicana Santa Clara, há cinco anos, e a brasileira Verde Campo no ano passado. Antes disso, tinha comprado a Leão, que produz chás e café no Brasil.

 

"Os lácteos são um negócio diferente pois vendemos bebidas a vida toda", diz Juan Pratts, vice-presidente de assuntos públicos da Coca-Cola no México. Ele diz que a empresa está aprendendo a vender leite, iogurtes, queijos e sorvetes.

 

Em Pachuca, cidade ao norte da capital mexicana, a uma hora e meia de carro, a Santa Clara está recebendo neste mês 800 mil litros de leite por dia de 17 criadores de gado leiteiro. Isso inclui os 35 mil litros da família Gomez, que fundou a Santa Clara há 90 anos. Quase 90% é transformado em leite ultrapasteurizado UHT, que não necessita ser transportado em caminhão refrigerado e pode ser distribuído ao varejo na frota que leva outros produtos da Coca-Cola. O restante é dividido entre leite fresco, queijos, creme de leite fresco e sorvetes.

 

A Coca-Cola enfrenta a francesa Danone, que domina o mercado mexicano de iogurte, e a Lala, que comprou a Vigor no Brasil e é a maior empresa de laticínios do México. "Mas estamos crescendo rápido. Em leite UHT, estamos quase iguais à Lala", diz Francisco Javier Muñoz, engenheiro de alimentos, há 30 anos na Santa Clara. Grandes redes de varejo recebem o leite da Santa Clara, mas os sorvetes, queijos e iogurtes são mais facilmente encontrados nas 255 lojas da empresa.

 

A Coca-Cola vê grande potencial no mercado de lácteos. O consumo per capita de leite no México é de cerca de 3 litros, metade do recomendado pela FAO, o braço de alimentos e agricultura da Organização das Nações Unidas. O desafio é fazer um produto de qualidade a um preço acessível, já que 40% dos mexicanos são pobres, segundo o Fundo Monetário Internacional. (Fonte: Valor Econômico)

Notícias

Perdas do setor supermercadista somaram R$ 6,4 bilhões em 2017

16/08/2018

ABRAS divulga perdas nos supermercados

15/08/2018 Assessoria de Comunicação da ABRAS

Nota danificada: o estabelecimento pode se recusar a aceitar o dinheiro?

15/08/2018 Banco Central

O seu banco tem a obrigação de receber a nota rasgada e trocá-la por uma nova, mas saiba quais as condições para isso.

Conheça cinco passos para alavancar as vendas de Dia dos Pais

27/07/2018

Atacadão abre nova loja em Goiânia, na Avenida dos Romeiros

27/07/2018

Conheça as novas empresas que vão participar da SuperAgos 2018

27/07/2018

Arroz Cristal é patrocinador da SuperAgos 2018

27/07/2018

Confira a Revista Supermercados na versão on-line

27/07/2018

Agos promove curso de Prevenção de Perdas em supermercados no dia 1º de agosto

27/07/2018

Coca-Cola lança versão sabor café espresso no Brasil

25/07/2018
voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados