Notícias

Brasileiros fazem mais compras online e querem produtos saudáveis, aponta pesquisa da APAS

Publicado em : 07/05/2019

O consumidor brasileiro quer ter experiências diferentes nos supermercados. Este é o resultado da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019” feita pela Associação Paulista de Supermercado (APAS) em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com o estudo, a comodidade e a conveniência fazem das lojas de bairro a primeira opção para 22% dos consumidores em compras do dia a dia e 87% deles escolhem por causa da localização.

As lojas de vizinhança também são a melhor solução para 50% dos consumidores em caso de compras de emergência, com supermercados e hipermercados como segunda opção para 36% dos entrevistados. Por outro lado, os supermercados são escolhidos por 69% dos participantes devido ao preço, qualidade e sortimento de produtos.

Além disso, 58% dos consumidores brasileiros fazem compras de mês nestas lojas e 56% dos visitantes consultam e pesquisam preços pelo método mais clássico (encartes) contra 32% que preferem os meios digitais. Aliás, a pesquisa aponta que 15% dos brasileiros adquirem itens de supermercados pela internet, tanto homens quanto mulheres, 15% e 14% para cada gênero, respectivamente.

Compras online em supermercados brasileiros

Produtos de higiene pessoal e beleza são os mais comprados pela internet nos supermercados, chegando a 57% das vendas em média, principalmente entre os consumidores da classe B1 (69%). Vale salientar que esses produtos estão entre os preferidos por pessoas com 55 anos ou mais, já que 70% delas compram pelo canal digital.

Entre os motivos que levam o consumidor a optar pelo e-commerce, a maior variedade de produtos aparece em primeiro com 68%, seguido por preços mais em conta (67%) e falta de tempo para ir até as lojas com 23%.

Em contrapartida, 57% dos participantes preferem fazer compras da maneira mais tradicional, ou seja, ver e escolher os produtos pessoalmente. Outra questão que impede alguns consumidores de comprar pela internet é o frete, citado por 51%, e a desconfiança sobre a promessa de entrega de produtos frescos (45%).

Consumo no Brasil

Por região, os itens mais vendidos pela internet no Sul são os de higiene pessoal e beleza, com 64%; no Sudeste as bebidas aparecem com 45% das vendas online em supermercados. Já a região Norte e Nordeste do Brasil, as carnes são os itens mais vendidos pela internet, com 24%. No Centro-Oeste, os produtos de alimentos básicos são os mais adquirido via e-commerce com 50% de participação.

O comportamento de compra também está mudando junto com o mercado e, segundo a pesquisa da APAS, 46% dos consumidores consideram muito importante a oferta de produtos orgânicos e naturais nos supermercados, assim como lojas especializadas em alimentos mais saudáveis.

Em seguida, aparece o autoatendimento, ou self-checkout, com 39% de pessoas que consideram o item importante para a experiência nas lojas físicas. Outro serviço avaliado como muito importante para 18% dos consumidores é a opção de retirar compras online na loja física.

A visão do setor

O estudo da APAS também apresenta o outro lado da moeda, ou seja, a visão dos supermercadistas sobre o que consideram importante para o setor. Para 62% a melhoria da operação das lojas e da experiência de compra do consumidor (58%) são os principais pontos. Em seguida, aparece análise das informações de clientes (52%), programas de fidelidade (40%) e aumento do sortimento de produtos (36%).

Segundo a pesquisa, das empresas que implantaram novas tecnologias recentemente, 35% delas estão relacionadas a novos sistemas de caixas e estoques. Outras 25%, apostaram nas redes sociais, 9% em sistema de CRM, 8% implementaram o sistema de vendas online e self-checkout. O estudo contou com a participação de mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, de diferentes classes sociais, em todo o país.

Notícias

Análise de dados deve definir tomadas de decisão nos supermercados

23/05/2019 Blog Apas Show

Segundo especialista Alexandre Ribeiro, lojas com informações bem tratadas ganham em rentabilidade

Por iniciativa de Glaustin da Fokus, Câmara dos Deputados debate transparência de multas contra supermercados

22/05/2019

Audiência pública reúne líderes empresariais e representantes de órgãos fiscalizadores para tratar do artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor

O que o comportamento do consumidor diz sobre o layout de loja

21/05/2019

Pressão no atacado e varejo diminui e IGP-10 desacelera alta a 0,70% em maio, diz FGV

20/05/2019

Presidente da Agos marca presença na abertura da 1ª ExpoNerópolis

17/05/2019

Nestlé entra no mercado de cafés torrados

16/05/2019

Vendas no varejo tem alta de 1,9% em Abril, mostra ICVA

15/05/2019

Grandes redes investem em serviço de delivery no Brasil

14/05/2019

Carrefour e GPA largam na frente e começam a explorar mercado de entregas

Instituições financeiras reduzem projeção de crescimento da economia

13/05/2019

Presidente da Agos marca presença no jantar de negócios Adoralle

10/05/2019
voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados