Notícias

Aplicativo do Sam’s Club pretende diminuir tempo nas filas

Publicado em : 26/11/2018

Autor : Blog Apas Show

O tempo de espera em filas já é conhecido como um dos principais fatores de insatisfação para os consumidores, sobretudo em dias de muito movimento nas lojas. Várias são as soluções adotadas pelas redes de supermercado para atenuar esse momento, que vão do self-checkout a totens que informam os colaboradores sobre uma possível formação de fila.

Para agilizar o pagamento nas lojas Sam’s Club, o Walmart aposta em dispositivos móveis. Por meio do aplicativo do clube de compras, o consumidor digitaliza o código dos produtos, gerando um comprovante lido pelo operador do checkout ao invés do tradicional modelo em que o colaborador lê o código de barras, registrando cada uma das mercadorias.

Com a iniciativa, a bandeira espera obter uma redução de 40% no tempo consumido nas filas. Lançada em maio deste ano, a funcionalidade “Click & Go” do aplicativo também já colaborou para alavancar os resultados da operação da rede. Segundo o diretor de marketing do clube de compras, Rodrigo Novelli, o app foi responsável por aumentar o ticket médio dos clientes em 25% nas transações com uso da ferramenta.

Maior controle dos gastos e participação dos funcionários

Além do registro das compras, o aplicativo soma o total dos preços até o momento, permitindo que o consumidor tenha um controle maior sobre os valores gastos no ponto de venda. Outras funcionalidades também foram desenvolvidas para facilitar a jornada do cliente, como a busca de lojas por geolocalização e a consulta de preços.

A implementação do aplicativo afetou também os colaboradores, que não perderam seu posto, mas ganharam novas atribuições em suas tarefas. Os operadores de checkout e os fiscais na saída da loja precisam estar mais atentos ao que é exibido pelo display do aplicativo e a um sinal que identifica se a compra foi realizada pelo método tradicional ou pelo app.

O aplicativo foi desenvolvido no Brasil durante três meses antes de ser disponibilizado em fase de testes na Grande São Paulo em um período de quatro meses. Possui funções desenvolvidas a partir do conceito “pick and go”, que em português pode ser compreendido como “pegue e leve”, atendendo à demanda por maior agilidade no processo de compras do consumidor. Atualmente, o app pode registrar apenas 20 itens por transação, mas a previsão da rede é aumentar essa quantidade para um número ilimitado de produtos.

Notícias

Conheça as 5 tecnologias que estão mudando a operação dos supermercados

19/12/2018

Veja quais são as mais novas ferramentas que facilitam a operação das lojas e já estão sendo usadas nos pontos de venda

Confiança dos pequenos empresários aumenta para um 2019 mais otimista

18/12/2018

 Em termos percentuais, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) confiantes com a retomada da economia deu um salto expressivo

Tecnologia em gestão define parcerias no Trade Marketing

17/12/2018

Empresas do setor supermercadista estão entre as que mais utilizam ferramentas digitais para melhorar a oferta de serviços no ponto de venda

Em 2019,supermercados vão investir em importados e reabertura de vagas

14/12/2018

Para o especialista, o cenário econômico - sobretudo com a possibilidade estabilidade cambial - vai estimular investimentos como "a criação de 35 mil empregos" 

Supermercados se preparam para as demandas de fim de ano

13/12/2018

Além de aumento das vendas de itens essenciais para a ceia do brasileiro, lojas reforçam equipes para atender o aumento de fluxo nos pontos de venda

Dicas para a transformação digital dos supermercados

12/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Planograma: passo a passo para a assertividade nas gôndolas

11/12/2018

Empresas que adotam a ferramenta em sua operação conseguem ter maior controle sobre como expor produtos nas prateleiras

Supermercadistas projetam vendas estáveis para o verão 2019

10/12/2018

A Pesquisa Verão 2019 analisou a expectativa de vendas dos varejistas nas categorias Alimentos, Bebidas e Higiene e Beleza.

Dicas para a transformação digital dos supermercados

07/12/2018

Veja quais são as principais medidas adotadas para passar pelo processo de forma profissional

Mudanças na forma de comprar produtos de higiene e perfumaria

06/12/2018

Fabricantes internacionais da categoria incentivam redução do uso de água nas fórmulas para conquistar o consumidor mais jovem

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados