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Algoritmo exibe apenas os produtos indicados para clientes

Publicado em : 20/12/2018

Autor : Blog Apas Show

No Brasil, de cada 10 pessoas, oito afirmam que fazem de tudo para ter uma alimentação saudável consumindo produtos naturais e ricos em nutrientes. De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 71% dos entrevistados optam pela compra de itens saudáveis mesmo sendo mais caros que os outros.

Por outro lado, a pesquisa aponta que 61% dos participantes escolhem produtos mais saborosos em detrimento aos mais saudáveis. Além disso, 54% dos brasileiros consideram a comida saudável sem sabor, um crescimento de 2% no percentual em relação ao mesmo estudo feito em 2010.

Case

Os algoritmos que compõem os sistemas online dos supermercados já estão levando em consideração os hábitos particulares de cada consumidor. Antes, o conhecimento comum nos pontos de venda de bairro, onde o dono entende as preferências dos seus clientes, agora está acessível também para formatos maiores. O exemplo vem do supermercado britânico J Sainsbury “esconder” produtos inadequados para a dieta de alguns clientes.

Por meio de tecnologia baseada em algoritmos e armazenamento de informações, a companhia exibe no e-commerce somente os produtos relacionados aos interesses do usuário digital. À medida que as pessoas fazem compras pela internet, o sistema do supermercado guarda esses dados de forma que as ofertas sejam cada vez mais assertivas e personalizadas.

Por exemplo, um cliente com o hábito de comprar ração para gatos não verá produto para cães, assim como doces e guloseimas não serão exibidos para pessoas com perfil online ativo relacionados à dieta. O mesmo acontece para consumidores alérgicos, que serão alertados sobre a presença de ingredientes indesejados.

A tecnologia de Aprendizagem de Máquina também possibilita ao sistema preencher antecipadamente o carrinho com os itens que os clientes provavelmente comprarão. O histórico guarda o que eles compraram e também o que foi selecionado, mas ficou de fora das compras, mostrando um interesse pontual no produto.

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