Institucional

Histórico

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) foi oficialmente fundada em maio de 1974, mas reuniões preparatórias entre supermercadistas de Goiânia e do interior já haviam sido realizadas desde janeiro do mesmo ano. A iniciativa de criar uma associação partiu de Nelson Veiga, delegado da Abras que se mudou para Goiás com a função de criar aqui uma entidade representativa da classe supermercadista.

Foi na década de 1960 que o empresário goiano Francisco de Freitas Castro traz de Belo Horizonte a ideia de supermercado, até então inédita em Goiás. Instalado na Rua 9, entre a Rua 3 e a Av. Anhanguera, o Supermercado Prático logo depois mudou de nome e passou a se chamar Supermercado Serve Lar. O empreendimento cresceu e deu origem a uma rede de oito lojas.

No início da década de 70, Nelson Veiga transfere-se para Goiânia e entra em contato com Francisco de Freitas Castro. Os dois, em conjunto com outros empresários do ramo varejista, começam a traçar planos para a fundação de uma entidade. Quatro anos depois, Francisco de Castro se torna o primeiro presidente da Agos, na chapa que contava com Paulo Alves de Souza como vice-presidente e Nelson Veiga como diretor administrativo.

Publicação do jornal O Popular sobre a eleição de Francisco de Castro (1974)

Na década de 1970 os supermercados começam a se espalhar pelo interior, em cidades como Anápolis, Inhumas, Bela Vista, Jaraguá, Ceres, Pires do Rio, Itapuranga, Itauçu entre outras. Em Goiânia, grandes estabelecimentos surgem, caso do Passe Bem, Alô Brasil, Supermercado Floresta, Leão, Pirineus, Marcos e Moreira, hoje Hiper Moreira.

A Agos começou a funcionar de forma provisória na sede da Acieg, na Av. Goiás, 382, no Centro. Depois, a associação se transfere para uma sala no 11º andar do Edifício Palácio do Comércio, na Av. Anhanguera.

Em 1997 se transfere para a primeira sede própria, na Rua 22, no Setor Oeste. No dia 12 de dezembro de 2013, é inaugurada a nova sede, no Setor Sudoeste, com três vezes o tamanho da sede anterior (6 mil m²), salão de eventos, estacionamento interno e oito salas locáveis.

voltar para página anterior
AGOS - Associação Goiana de Supermercados